Ame o que é seu

quarta-feira, 7 de setembro de 2011
"Sempre que houver escolha, haverá dúvida..." - Emily Giffin

Nessas férias, fui a uma livraria comprar algum caderno/apostila que me auxiliasse nos estudos para o enem 2011. Aí enquanto procurava, passei pela parte de ficção e então a capa feminina de “Ame o que é seu” me chamou a atenção, seguido de seu título e por fim seu prefácio. Decidi que iria comprá-lo, mesmo dando uma olhada em tantos outros livros, esse definitivamente tinha despertado meu interesse.



Poderia dizer que a história trata-se de um típico romance bem “mulherzinha” (embora realmente seja), mas pra mim acabou significando bem mais que isso! Talvez por trazer a mensagem que na vida sempre temos escolhas a fazer, sempre vamos ter caminhos a optar ... e isso não é nada simples, para a Ellen, para o Léo, para mim...


(atenção se você tem algum interesse em ler o livro a seguir tem um pequeno spoiler)


No final fiquei com uma leve decepção por Ellen não ficar com Léo. Embora eu seja totalmente a favor da construção de uma família com mãe, pai e filhos... Eu sei que talvez seja por causa da minha idade, ou um pouco também por causas das minhas idealizações de felicidade que ainda não estão totalmente amadurecidas.


Mas aquilo era só uma história... E nada mais que o próprio caminho dela me fez querer isso. Porém o Andy (o marido perfeito) no final me surpreendeu quando viaja a New York para encontrar com a Ellen... e daí comecei ver que realmente tinha sido o melhor ela se decidir por ele! Que não vale a pena arriscar tudo, por algo que não é certo! Só que não consigo acreditar que Léo era uma mera paixão que voltou por empolgação ou algo do gênero. O livro deixa claro em vários momentos que era mais que isso!

 
Esse post não é bem uma indicação de leitura, estou fazendo ele mais por mim mesma. Por que me encantei com a história e diferentemente da maioria dos outros livros, ele me prendeu de uma forma que não sei explicar. Tenho certa dificuldade de terminar a leitura de livros. Não porque eu não goste de ler, mas sempre quando estou chegando próximo ao fim, eu simplesmente deixo o livro de molho na estante e não o termino nunca. Não, isso não é superstição ou coisa parecida. Eu simplesmente paro de ler e não sei explicar oporquê da falta de interesse!


“Ame o que é seu” não me deixou espaço nem pra pensar em parar de lê-lo, qualquer tempo vago que eu tivesse eu dava continuidade na leitura, dormia todos os dias com ele ao meu lado, troquei a internet, troquei a tv (e quase troquei o Fá tbm) rs.É engraçado e chega até ser bobo, era só um livro, mas que acabou se tornando um amigo! Que me fazia companhia, me emocionava, me deixava alegre, e me fazia refletir sobre algumas coisas da vida.

E o ponto chave do livro, é de fato amar o que é seu! Muitas vezes na vida nos pegamos pensando em como teria sido se tivéssemos seguido outro caminho e acabamos sentindo nostalgia do que não vivemos. É que de verdade quando idealizamos as coisas são bem mais bonitas e seguem o que a nossa imaginação quer. Agora quando vivemos é de verdade, é real! E é mais seguro/certo amar o que é real!

E finalizo com:

“Obrigada... sinto muito... Vou te amar pra sempre”.
(última frase do livro)



0 comentários:

Postar um comentário